• Home
  • /Notícias
  • /Mossoró recebe festival de jazz pelo segundo ano consecutivo
Mossoró recebe festival de jazz pelo segundo ano consecutivo

Mossoró recebe festival de jazz pelo segundo ano consecutivo

Mossoró receberá pelo segundo ano consecutivo um dos maiores eventos de jazz do Norte e Nordeste. A Estação das Artes Elizeu será o palco do Fest Bossa & Jazz na capital do Oeste, nos dias 22 e 23 de setembro, com programação composta por artistas locais, nacionais e internacionais.

A organização e idealização do evento é de Juçara Figueiredo Produções, com realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Empresa Potiguar de Promoção Turística e recursos do Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial e apoio do trade turístico.

A programação completa do festival foi divulgada esta semana e manteve a essência do intercâmbio entre nomes consagrados e novos expoentes da música local, nacional e internacional por meio de shows e Jam Sessions. Além do caráter social, com promoção de oficinas socioambientais e workshops para músicos e estudantes.

“Ano passado escolhemos Mossoró para receber uma edição do evento por vislumbrar o potencial turístico atrativo aos estados vizinhos e também para interiorizar o turismo cultural em nosso Estado, visto a vocação cultural da cidade. Deu certo e vamos repetir este ano esse apoio”, comentou o titular da pasta estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

A presidente da Emprotur, Aninha Costa, ressalta ainda a data de realização do festival, durante período de baixa estação para o turismo. “É por que se consolide no calendário cultural e turístico de Mossoró para aquecer o turismo durante um período de baixa demanda”.

Prévias

Até a realização do festival, estão programadas prévias para aquecer o clima jazzístico e musical da cidade. Serão realizadas todas as quintas-feiras do mês até a data do evento. A primeira aconteceu, com exceção, nessa quarta durante lançamento do evento, com a cantora e instrumentista cearense, Gabriela Mendes.

No final de agosto, dia 31, tem prévia com a banda Desert Blues que vem difundindo o gênero do jazz em Mossoró e é considerada a única banda autêntica de blues da cidade. Já dia 7 de setembro, o grupo Monxoró com toda a sua essência nos instrumentos de metal e sua base rítmica é quem comanda a noite. E dia 14, em contagem regressiva, a sonoridade ousada e cheia de musicalidade com Frequência 2. Todas as prévias acontecem no Restaurante Virgulino do Thermas Hotel e Resort.

Oficinas

A oficina “Construção de Instrumentos com Materiais Recicláveis” já começa no dia 21 de setembro na Escola de Artes de Mossoró, com duas sessões, 8h e 14h e segue até o dia 22. São ministradas pelo músico e artesão Alexandre Ferro e a assistente Adriana Freitas que ensinam crianças e adultos a confeccionar diversos instrumentos musicais com materiais recicláveis como bobinas de papelão, garrafas plásticas e tampinhas.

Para estudantes e músicos que buscam conhecimento e aprimoramento das técnicas musicais, nos dias 22 e 23, na Escola de Artes de Mossoró, haverá Workshops. O primeiro de guitarra com o angolano Nuno Mindelis, considerado um dos melhores guitarristas de blues pela Downbeat. O segundo, Workshop de Arranjo com renomado arranjador e pianista Fernando Merlino. As vagas para oficinas e workshops são limitadas e podem ser realizadas na Escola de Artes.
Shows

Programação de shows

Após toda essa programação que o Festival oferece antes e durante o evento que alia música e aprendizado, nas noites dos dias 22 e 23 o público poderá prestigiar os esperados shows com artistas de renome local, nacional e internacional.

O aquecimento começa já na Praça de Convivência de Mossoró, às 19h, com o cortejo da Street Band (RN) que leva o público até o palco, onde às 20h, a Filarmônica Monsenhor Honório, com seus 50 integrante sob a regência de Damião Senna abre, oficialmente, os shows do Fest Bossa & Jazz 2017.

Na sequência, às 21h30, Tributo a Emílio Santiago com Marcos Lessa e Alan Barboza. Na direção musical do show, o arranjador e pianista carioca, Fernando Merlino que tocou durante anos ao lado de Emílio Santiago, atualmente diretor musical da Leny Andrade. Completando o time de feras no Tributo, estão os potiguares Alex Magno (baixo), Anderson Lima (guitarra) e Gustavo Almeida (bateria).

E, para fechar a primeira noite com autenticidade, sobe ao palco, às 23h, o angolano Nuno Mindelis, eleito pela Revista Guitar Player o melhor guitarrista de Blues quando venceu o 30th Anniversary Guitar Player Competition. Nuno promete incendiar a plateia com seu expressivo e sempre criativo Blues.

No dia 23, último dia do Festival, 20h, no palco do Elizeu Ventania tem a Orquestra Sanfônica de Mossoró que, regida pelo jovem maestro Cláudio Araújo, promete uma apresentação especial e marcante ao lado da cantora e intérprete de Mossoró, Dayanne Nunes.

Seguindo a programação, logo após, 21h30, tem Sueldo Soares (RN) convida Sandra de Sá (RJ), um encontro entre duas potências musicais que vai reger uma apresentação eletrizante entre a MPB e o Black Music.

Por fim, às 23h, o palco do Fest Bossa & Jazz será todo do americano, J.J. Jackson que estará acompanhado por Gustavo Cocentino e Blue Mountain. Com carreira solidificada no Brasil, Europa e EUA, o bluesman teve canções em trilhas de novelas como “Bebê a bordo”, “Vamp” e “Rainha da Sucata” e também “empresta” seu timbre e carisma em importantes campanhas publicitárias. Com Sua pegada Soul/Blues, Jackson apresentará algumas de suas canções autorais e clássicos como “Stand by me”.

Improvisações

Para o público que não pretende se despedir do clima do Festival, nas duas noites, após os shows no palco, acontece no Birra Nordestina, a Jam Session, que reúne músicos e curiosos para apresentações cheias de irreverência e de improvisação.

O Fest Bossa & Jazz acontece desde 2010, passando a ser um dos mais importantes eventos dentro do calendário cultural anual do Estado. É assinado pela Juçara Figueiredo Produções, com apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró, patrocínio Governo do Estado do Rio Grande do Norte, recursos da SETUR e EMPROTUR por meio do Governo Cidadão, Grupo Banco Mundial. Em Mossoró conta com a promoção da TCM.