• Home
  • /O Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte

Informações Gerais

bandeiraO Rio Grande de Norte está localizado na Região Nordeste do Brasil e tem a cidade de Natal como sua capital. Com pouco mais de 3 milhões de habitantes o Estado tem forte apelo turístico e atrai mais de 2 milhões de visitantes por ano, atraídos pela beleza natural de suas praias, montanhas e sertão; riqueza de recursos naturais como o petróleo e minérios; e hospitalidade do povo potiguar, como são conhecidos os seus habitantes.

Situado na “esquina” do continente, o RN tem 410km de um litoral emoldurado por dunas e falésias, o que faz do estado o atual destino nº 1 do Nordeste Brasileiro. O clima tropical favorece a economia, sendo o Estado conhecido como um grande exportador de frutas e também de camarão.

O RN é formado por 167 municípios e apresenta o melhor índice de desenvolvimento humano do Nordeste. Além da capital Natal, tem como destinos mais visitados a cidade de Mossoró e as praias de Pipa, Genipabu e Maracajaú. Mas não é somente o sol e mar que encantam os visitantes. Em todo o estado, a culinária é um ponto forte, sendo rica em frutos do mar, carne de sol, feijão verde e macaxeira.

Localização

o_rn_mapaO RN faz fronteira com o Oceano Atlântico ao norte e leste, faz divisa com o Estado do Ceará ao oeste e com o Estado da Paraíba ao Sul. A principal via de acesso terrestre é a Rodovia BR 101 em direção ao sul do Brasil e a Rodovia BR 304 em direção à noroeste brasileiro. O acesso marítimo se dá pelo Porto de Natal e pelo Porto de Areia Branca, ao norte do Estado. O principal acesso aéreo do RN é o Aeroporto Internacional Augusto Severo, localizado na cidade de Parnamirim, região metropolitana de Natal.

História

o_rn_historiaOs originais habitantes da região são os índios potiguares, que em língua tupi quer dizer “comedor de camarão”. O nome do Estado, porém, faz alusão ao Rio Potengi que tem sua nascente no município de Cerro Corá e sua foz na Praia do Meio, em Natal.

As primeiras expedições portuguesas e espanholas passaram pela região entre 1499 e 1501. Durante as primeiras décadas do séc. XVI, no entanto, a área foi dominada pelos corsários franceses que estabeleceram comércio de pau-brasil e outras riquezas com os índios e permaneceram dominando a região até meados de 1530 quando foram expulsos pelos portugueses. Durante os vinte anos que se seguiram os donatários portugueses, oficiais donos das terras doadas pela Coroa Portuguesa, travaram intensa batalha com as tribos de índios da região, na tentativa de colonizar a Capitania do Rio Grande. A vitória chegou em 1598 e foi coroada com a construção do Fortaleza dos Reis Magos.

A região sofreria outro turbulento momento na história, com a invasão holandesa, que mantiveram um primeiro contato com a região em 1625. Sem encontrar muita resistência e tendo os índios como grandes aliados, os holandeses tomaram o controle da região entre 1633 e a ocupação durou cerca de 21 anos. Em 1654, os holandeses foram expulsos definitivamente pelos portugueses que finalmente colonizaram a região.

Conhecendo o RN

O Rio Grande do Norte foi dividido em 5 pólos: Agreste/Trairí (formado pela região sudeste do Estado e que faz fronteira com a Paraíba); Costa das Dunas (formado por todo o litoral sul e norte), Costa Branca (formado pelo litoral norte até a fronteira com o litoral do Ceará e seguindo pelo interior do Estado), Serrano (formado pelas cidades da região meridional do Estado) e Seridó (formado pelas cidades ao sul do Estado). Assim, o potencial turístico do Estado está mapeado de acordo com suas principais atrações, onde cada Pólo oferece surpresas e experiências únicas aos seus visitantes. As principais atrações do RN são: as rochas e lajedos que fazem o turismo de aventura o turismo de sol e mar, turismo econômico, turismo científico arqueológico, ecoturismo, turismo de negócios e eventos, entre outros. Navegar pelo Portal de Oficial de Turismo do RN é um passeio virtual pelas centenas de destaques e atrações que os destinos do Estado oferecem. Na dúvida entre qual é o melhor roteiro, escolha todos e seja bem-vindo ao Rio Grande do Norte!