Acari

Informações gerais

Acari ostenta o título de “cidade mais limpa do Brasil” e por abrigar também um importante acervo religioso do século XVIII, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Museu Histórico de Acari, tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1964.
Acari é uma das cidades mais antigas do Seridó, tendo sido uma antiga aldeia dos índios cariris. Seu nome tem origem em um tipo de peixe com escamas ásperas e de deliciosa carne branca, comum no Rio Acauã, que banha parte da região. A cidade oferece ainda belas paisagens e uma natureza privilegiada. A Serra do Bico da Arara abriga em suas grutas, de março a setembro de cada ano, milhares de andorinhões, aves migratórias cuja origem ainda é desconhecida. O Açude Gargalheiras, com 40 milhões de metros cúbicos d´água, entre rochas e serras, é um espetáculo de rara beleza rústica.
Outros pontos turísticos, como as Serras do Pai Pedro e da Lagoa Seca, também fazem parte do roteiro, assim como as formações rochosas naturais que brincam com a imaginação do visitante, como as pedras da Santa, do Avião e do Sapateiro. No Poço do Arthur, são encontradas inscrições rupestres datadas de mais de dez mil anos.

Como chegar Distância de Natal: 209 km

Saindo de Natal em direção a Macaíba pela RN-226 até Currais Novos. De lá, segue-se pela BR-427.

Atrações e destaques
– Açude Gargalheiras

– Igreja Nossa Senhora do Rosário

– Museu Histórico de Acari

– Serra do Bico do Arara

– Serra do Pai Pedro

– Lagoa Seca

– Inscrições rupestres

– Montanhismo

– Monumentos históricos

– Espeleologia

– Artesanato.
Galeria de fotos