Carnaúba dos Dantas

Informações gerais
Carnaúba dos Dantas é uma pequena cidade, localizada na Região do Seridó, a 227km da capital, que surgiu como propriedade rutal em meados do séc. XIX. A cidade é cercada por serras, como a Serra Rajada, a Pedra do Dinheiro e o Monte do Galo, que reservam segredos de rara beleza natural e mistérios que rondam a imaginação popular.
O principal atrativo turístico é, sem dúvida, o Monte do Galo, fundado em 1927, em cujas escadarias intercaladas por rampas estão dispostas as 14 estações da Via Sacra, responsáveis pela vivência do Turismo Religioso. A chegada ao cume proporciona uma visão panorâmica da cidade, levando os visitantes a conhecerem a famosa escultura em forma de galo que pesa 5 toneladas. Do monte você irá visitar o Castelo Bivar, de arquitetura medieval francesa, que surpreende pelo inusitado. Não deixe também de conhecer a Pedra do Dinheiro, encravada no Sítio Maribondo, responsável por muitas lendas locais. Conta-se que à meia-noite aparece um carneiro de ouro aos pés da pedra fazendo muito barulho.
Carnaúba tem filhos ilustres como o compositor Tonheca Dantas, um dos nomes mais expressivos da história artística do Rio Grande do Norte. Sua obra é vasta e enriquecida pela beleza da melodia de suas marchas, dobrados e valsas, entre as quais “Royal Cinema”.

Como chegar Distância de Natal: 227 km

Saindo de Natal pela BR-304 até Macaíba, pegando o trevo pela BR-226 até Currais Novos, de lá pegando a BR-427 que vai a Acari. O visitante saindo de Acari, pega a BR-427 e um trecho pela RN-086, em seguida um trevo para a RN-288.

Atrações e destaques
– Sítios Arqueológicos do Estado

– Serras

– Castelo de Bivar

– Monumentos históricos

– Museu

– Turismo religioso no Monte do Galo

– Talhado do Gavião.
Galeria de fotos