Cerro Corá

Informações gerais
Cerro Corá, local de extrema beleza, abriga a nascente do Rio Potengi, onde você irá encontrar o Vale Vulcânico, com os tanques naturais, a Ilha do Sossego, as Serras da Rajada e Verde, e o Açude Eloy de Souza, construído em 1937. O município que tem cerca de 10 mil habitantes, está localizado numa área serrana, cerca de 575 metros acima do nível do mar, onde a temperatura, em alguns meses do ano, fica abaixo dos 20º. A região ainda proporciona a visita de sítios arqueológicos com inscrições rupestres.
Como a maioria dos municípios do semi-árido nordestino, Cerro Corá teve seu povoamento e formação caracterizada primeiramente pelo ciclo do gado e mais tarde pelo ciclo do algodão. É em Cerro Corá, na Serra de Santana, que está a nascente do Rio Potengi, a uma altitude de 712 m acima do nível do mar. Do açude Eloy de Souza, onde está o primeiro reservatório do rio, vê um espetacular pôr-do-sol.
Uma outra curiosidade do lugar são os tuneis que deveriam abrir caminho para uma estrada de ferro, que daria acesso às cidades de Angicos e Lajes. Os túneis começaram a ser abertos na Serra de Santana, na década de 20, pelos ingleses e alemães para o transporte de algodão, mas jamais foi concluído, devido à dificulade de se perfurar a Serra.

Como chegar Distância de Natal: 186 km

Partindo de Natal, via BR 226 e RN-042.

Atrações e destaques
– Serras com mais de 800 metros de altitude

– Serra da Rajada

– Serra Verde

– Serra de Santana

– Túneis da Estrada de Ferro

– Sítios Arqueológicos

– Nascente do Rio Potengi

– Grutas, rio, poços e açudes

– Chapada

– Caatinga

– Artesanato (fibras, cerâmica e palitos), vale vulcânico
Galeria de fotos