Frutoso Gomes

Informações gerais

Localizado na microrregião de Umarizal, com população estimada em 4.541 habitantes. Área territorial de 63 km². Na localidade de Mumbaça, onde passou as águas do riacho Mineiro, teve início uma povoação chamada Mumbaça que durou por bastante tempo. Com o passar dos anos a localidade teve seu nome mudado para Mineiro, numa homenagem ao riacho que matava a sede de muitos. Mineiro foi um povoado de crescimento lento, apesar do esforço desenvolvido pela comunidade. Sua atividade econômica voltada para a agricultura desenvolvia-se lentamente. Mineiro desmembrou-se de Martins no dia 20 de dezembro de 1963. Depois de quatro anos de sua emancipação política, no dia 16 de maio de 1967, teve seu nome mudado para Frutuoso Gomes, homenagem ao agricultor da região que doou uma faixa de terra de sua propriedade para que se instalasse a Estação de Mineiro, inaugurada em 31 de dezembro de 1941.
Tem como principais atrativos turísticos: A Casa de Cultura, Museu Mineiro, Igreja de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Trilha do Pé da Serra.

Como chegar

Distância de Natal: 345km.

Atrações e destaques

IGREJA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
A edificação data de 1943 e está aberta à visitação gratuita durante todo o ano, das 5h às 18h, todos os dias da semana, com restrições para fumantes, animais e bebidas alcoólicas. As instalações do salão paroquial contam com espaço para festas e eventos, sala de descanso, bebedouros e instalações sanitárias. Faz parte de seu acervo objetos de culto, como imagens de santos e objetos cerimoniais de instituições. Anualmente ocorre a festa da padroeira organizada pela Igreja, que organiza também eventos pela paz e ações sociais, como a arrecadação de alimentos eventualmente. É oferecido o serviço de “batida de sino”: alerta sonoro emitido pela Igreja para avisar sobre o falecimento de alguém, chegada do corpo para o funeral ou em homenagem ao aniversário de morte; o serviço é pago e pode ser negociado na secretaria da Igreja. No entorno da igreja são encontrados restaurantes, bares, lanchonetes e galeria/rua comercial.

MUSEU MINEIRO
O atrativo é um museu e uma biblioteca e está aberto à visitação gratuita durante todo o ano com restrições para fumantes e animais. O horário de funcionamento, no entanto, ainda não é regular. Suas instalações contam com áreas de exposição coberta e não coberta, museu, guarda-volumes, bebedouros e instalações sanitárias. Faz parte do seu acervo: armas e acessórios, moedas, utensílios domésticos, equipamento agrícola, trem, indumentária, objeto de adorno, artigos de viagem/campanha e lítico. Conta, em seu entorno, com restaurante, bar/lanchonete, meio de hospedagem, posto de combustível e galeria/rua comercial.

TRILHA DO PÉ DA SERRA
Trilha aberta com 5km e visitação gratuita com potencialidade de passeio, aventura e/ou atividade religiosa durante todo o ano, os horários de funcionamento, no entanto, são irregulares.
A Trilha se inicia no Açude do Quixeré. Na cidade ocorre o evento anual de cavalgada das serras, com participação de cavaleiros e amazonas de toda a região, com um bate-sela no Sítio Pé de Serra, na casa do Sr. Antônio de Zuca,em frente à Capela de São José. É possível a prática de motocross e rally com jipes. Em seu roteiro engloba a passagem pela antiga vila do Pé da Serra com casario antigo e capela e cruzeiro de São José, edificações de 1929. Conta-se que o sítio Pé de Serra é o conglomerado mais antigo da cidade, sendo constituído antes mesmo da sede do município.

CASA DE CULTURA
Aberto à visitação gratuita para passeio e lazer durante todo o ano, é obrigatória a visitação agendada e guiada, com restrições em relação à fumantes e bebidas alcoólicas. Conta com um centro de recepção e suas instalações são compostas de: área de exposição coberta, instalações sanitárias, espaço para festas e eventos, teatro e museu. Consta em seu acervo fotografias as antigas da cidade e uma galeria dos pioneiros (personalidades da história do município). É o centro de informações turísticas do município e sede da Banda Filarmônica da cidade.
.

Galeria de fotos