Serrinha dos Pintos

Informações gerais

Nos últimos anos do século XVIII, o Tenente-Coronel Agostinho de Queiroz, posseiro da região, decidiu estabelecer moradia na localidade vizinha da Serra de Martins, iniciando o povoamento da área. O povoamento recebeu o nome de Serrinha dos Pintos, uma referência comparativa entre a serra de menor porte onde está a localidade e a grande Serra de Martins, situada nas proximidades e ao colonizador pioneiro e desbravador, Agostinho Pinto.
Com crescimento extremamente lento e a economia sempre voltada para a agricultura, o povoado só veio mesmo a surgir a partir da construção da Capela de Nossa Senhora de Salete, em 1942, graças às doações de terras realizadas por Raul Galdino, cidadão humilde que doou varias terras para a construção da Igreja e de inúmeras avenidas, quando as primeiras residências foram construídas ao seu redor. Em 1985, o povoado de Serrinha dos Pintos recebeu o título de Distrito Administrativo e em 30 de outubro de 1993, através da Lei nº 6.492, desmembrado de Martins.
Destacam-se como principais atrativos turísticos: A Pedra do Nariz, Terminal Turístico Javan dos Santos Rosa, Lajedo de Tota, Lajedos dos “Batiões” e Igraja Nossa Senhora do Salete.

Como chegar

Distância de Natal: 385km.

Atrações e destaques

LAJEDO DOS BATIÕES
É um dos atrativos mais frequentados pela população e visitantes. Formado pela ação da natureza, possui um tapete de rochas, com várias piscinas naturais, e que em período chuvoso atrai turistas em busca de banho e lazer. A trilha, bem atrativa, cheia de obstáculos e surpresas torna a caminhada até o Lajedo mais interessante e divertida para os amantes da natureza. As atividades realizadas no lajedo são: caminhadas, trilhas e observação da paisagem.

LAJEDO DO TOTA
Um dos mirantes naturais existentes no município, que oferece uma exuberante paisagem e proporciona ao fim da tarde um indescritível pôr do sol. As atividades realizadas no lajedo são: caminhadas, trilhas e a observação da paisagem.

TERMINAL TURÍSTICO JAVAN DOS SANTOS ROSA
É um dos principais pontos de convivência turística de Serrinha dos Pintos. Possui um cardápio variado com comidas regionais, petiscos e bebidas. Além disso, oferece banho de piscina para todas as idades.
Telefones para contato: (84) 99657-7718 ou 99934-3520

PEDRA DO NARIZ
A Pedra do Nariz fica situada na localidade denominada como os ‘Bastiões’, a pedra chama atenção pela sua formação rochosa em forma de uma face humana, possuindo em sua volta uma diversificada vegetação, o que acaba atraindo visitantes e amantes da natureza. As atividades realizadas na pedra são: caminhadas, trilhas e a observação da paisagem.

IGREJA NOSSA SENHORA DA SALETE
Está localizada no centro da cidade, e foi construída no ano de 1942, em um terreno doado pelos senhores Raul Galdino e Maria Pereira; tendo a frente da construção o padre Walentim Guinter. Promove a realização de sacramentos e eventos religiosos como o retiro de carnaval em Serrinha dos Pintos que esteve no ano de 2015 na sua XVII edição.

Galeria de fotos